Sou Psicóloga, Especialista Clínica formada pela Universidade de Taubaté - SP em 1993 ( Bacharel e Licenciatura )
Quando Procurar um psicólogo?
Pensando na frase acima é que, a cada dia, muitas pessoas, de várias idades, têm procurado a ajuda psicóloga especializada, tornando esta ação cada vez mais comum. Com Isso, tem sido desmistificada a idéia de que psicoterapia e psicólogo sejam coisas de 'louco'.
Uma pessoa procura psicoterapia por vários motivos, mas, principalmente, por estar angustiada devido a um problema ou acontecimento de vida. Sofrer sozinho e/ou calado é a pior coisa que pode acontecer com alguém. É necessário partilhar (diálogo terapêutico) esse sofrimento com um profissional competente, por meio de terapia, para reencontrar o equilíbrio emocional, desenvolvendo um processo de aprendizagem interno que permita enfrentar com mais facilidade problemas futuros.
O psicólogo precisa ter competência teórica e prática (qualificação apropriada para exercer seu papel); respeito pelo outro na individualidade, cultura e escolhas ; garantir o sigilo profissional para preservar a vida particular do paciente; ter responsabilidade profissional e social; não decidir pelo outro, etc.
Ao procurar um psicólogo, a pessoa tem que sentir empatia e confiança pelo profissional, pois desta forma iniciará um processo de modificação no seu comportamento e de desenvolvimento pessoal.